segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Resenha do Filme "Narradores de Javé"



O filme conta a história de um povoado chamado Vale do Javé, que em pouco tempo seria inundado para a construção de uma usina hidrelétrica. A única forma de salvar o povoado da inundação seria transformá-lo num patrimônio histórico a ser preservado. Os moradores locais resolvem então escrever, de forma “científica”, a história do povoado, a única riqueza que possuíam e que poderia salvá-los da tragédia. E a missão de recuperar a história em um livro ficou a cargo de Antônio Biá, a única pessoa alfabetizada. Biá era um homem mentiroso e havia sido expulso do povoado por ter inventado mentiras sobre os moradores, um artifício para aumentar a circulação local de cartas e manter em funcionamento sua agência de correios.

Todos se uniram nesse único propósito: resgatar a memória do povoado e salvá-lo do esquecimento. O que Biá não imaginava é que sua missão de escrever o “Livro da Salvação” fosse tão difícil. Ao ouvir os diversos relatos , Biá se depara com várias histórias e diferentes. No primeiro relato, o fundador de Javé era um guerreiro em retirada que, juntamente com seus companheiros de guerra, encontrou ali um lugar seguro. Já na versão de uma moradora,Maria Dina e para um morador negro, o fundador de Javé era um africano. Ou seja, a história é sempre a mesma, mas os heróis são trocados de acordo com o narrador, que defende, com toda garra, a veracidade de sua versão.

O desenrolar do filme chama a atenção para uma questão importante: a interferência do narrador na história pode ser diferente da história verdadeira, pois é contada sob a visão de quem a escreve ou narra. É como disse o próprio Biá: “uma coisa é o fato ocorrido, outra coisa é o fato escrito”. Ao escrever ou narrar um fato, a pessoa insere nele suas próprias emoções e interpretações, seus sentimentos e experiências de vida

2 comentários:

  1. Muito bom este filme... trabalhei com os alunos e tive muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog, está desempenhando muito bem seu trabalho. Até breve. bjs Selma

    ResponderExcluir